quinta-feira, 20 de junho de 2013

Maria Montessori e o Material Dourado


         Maria Tecla Artemesia Montessori, nascida em 31 de agosto de 1870 na cidade de Chiaravalle na Província de Âncora, Itália, morreu em maio de 1952, aos 82 anos de um derrame cerebral, em Noordwijk aan Zee (província da Holanda).  Montessori, médica e professora da Escola Nova, contra o ensino tradicional ou robotizando, uma professora que dedicou sua vida ao ensino das crianças.
      Seus pais, Alessandro Montessori (pai) e Renilde Stoppani (mãe), sua família eram católicos, e defendiam os valores da sociedade sendo que as mulheres devem cuidar do lar e a dedicação a Deus e ao próximo.
        Em 1875, sua família muda para Roma, onde passa toda sua infância.
Vencendo as resistências da época e opondo-se até a sua família principalmente seu pai, 1892, torne-a primeira mulher italiana a frequentar a faculdade de medicina, sua entrada na faculdade só foi permitida por autorização do Papa Leão XVIII.
        


       Professores(as) assistam esse filme inspirará sua vida modificará seu olhar em como ministrar suas aulas e os alunos saberão comandar a si mesmo na vida adulta. Na prática o filme que é um meio tecnológico mostra a importância do desenvolvimento biológico, cognitivo, sensório-motor, a psicomotrocidade e o respeito da sua individualidade.

Nunca desista de um aluno(a). 

   
Sua trajetória profissional iniciou-se na clinica psiquiátrica Ortofrenica com crianças especiais. Para melhor seu desempenho com os alunos especiais.  Leu sobre as experiências Ittard, médico e psiquiatra francês, com um menino deficiência mental de oito anos foi observado e educado pelos estímulos pedagógicos, conhecido como Selvagem de Aveyron.  Outro colaborador Eduardo Seguin, professor e médico, que durante dez anos realizou experiências pedagógicas com crianças especiais, constituindo a primeira escola para anormais e lançou um livro Hygiene et éducation des idiots et autres enfants arriérés (1846).
Em 1868 Montessori defende a tese que os alunos anormais, precisavam mais métodos pedagógicos do que tratamentos terapêuticos.
Montessori aperfeiçoou a método de Seguin utiliza tabuleiros com peças.
Em 1907,  decidiu não trabalhar com as crianças especiais e passou a trabalhar nas escolas dos normais, porque percebeu que as escolas dos normais estavam desorganizadas e desejava preservar a espontaneidades das crianças contra as máquinas escolares.
 Criou a casa Bambini, Casas das crianças, com condições precárias e poucos recursos, nasce o método Montessoriano considera o desenvolvimento individual da criança, segundo a atividade que escolheu para desenvolver.
não é a de quatro paredes, entre as quais as crianças são confinadas, mas a de uma casa onde possam viver em liberdade para aprender e crescer”. Essa ideia implica a necessidade de preparar para as crianças um mundo seu, particular, onde elas possam encontrar atividades condizentes com seu desenvolvimento físico e mental. Numa escola montessoriana, o professor é um convidado, ou alguém que tenha em mente estar a serviço de seus alunos (Montessori, 1961, p.17).
O ambiente precisa ser agradável e silencioso para que o aluno concentre-se na atividade que escolheu para construir seu conhecimento e sua formação para a vida. Cada criança tem um ritmo de aprender e precisa ser respeitado.  Na casa Bambini, além de preparar seus alunos para matemática, leitura e escrita, ensina-os sobre questão de higiene e jardinagem, educando-os para a vida. A finalidade desse método e estimular a criança, mantendo seu interesse pelo sensório-motor, lúdico, ou seja, imaginação, jogos. Sem reprimir seu espírito espontâneo.

O Material dourado foi desenvolvido para trabalhar as operações matemáticas, soma, subtração, divisão, logaritmos, raiz quadrada, o material é feito de madeira, o formato poderia variar entre cubos, placas, barras e cubinhos, o aluno poderia senti-lo e aos poucos adquirindo raciocínio lógico.
Vejamos a seguir:
1  barra equivale  a 10 cubinhos equivalem (1 dezena ou 10 unidades);
1 placa equivale a 10 barras ou 100 cubinhos  (1 centena, 10 dezenas ou 100 unidades);
1 cubo equivale a 10 placas 1000 ou 100 barras ou 1000 cubinhos (1 unidade de milhar,10 centenas, 100 dezenas ou 1000 unidades).     
Clique no link abaixo.  Aprenda brincando sobre matemática e melhore seu desempenho na escola.   Divirta-se!
Indicado para crianças 10 anos em diante...
                                                                   Acesse Aqui!
                                    http://www.escolagames.com.br/jogos/blocosEspaciais/
Por Cyanna Regina e Fernanda Bassotto

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